Durante uma entrevista no Musicians Institute, Tony Iommi compartilhou os desafios que enfrentou em sua juventude ao tentar encontrar cordas de guitarra leves. Após sofrer um acidente aos 17 anos, que resultou na perda de parte dos dedos indicador e médio da mão direita, Iommi passou a ter dificuldade em tocar com cordas pesadas, que eram as únicas disponíveis na época.
“Naquele tempo, não havia cordas leves, todas eram pesadas. Eu precisei criar minha própria solução e acabei usando cordas de banjo”, revelou o guitarrista.
A Persistência de Iommi em Mudar a Indústria
Iommi continuou a usar cordas de banjo por muitos anos, já que as fabricantes de cordas de guitarra não viam demanda para produzir versões mais leves. Ele lembra de insistir com as empresas para que fizessem cordas mais finas, mas recebia respostas negativas. “Eu dizia: ‘Vocês poderiam fabricar cordas mais leves’. E eles respondiam que isso nunca venderia”, contou. A persistência de Iommi em encontrar uma solução não apenas moldou seu estilo, mas também influenciou a própria indústria de instrumentos musicais a adaptar-se às necessidades dos músicos.