As 'Big 4' Bandas de Rock dos Pais da Geração X
Templo do Rock
- 30-09-2024
As 'Big 4' Bandas de Rock dos Pais da Geração X
Se houvesse quatro bandas para representar o Rock dos Pais da Geração X, seriam essas.
Aerosmith
Aerosmith é a mais antiga das bandas de Rock dos Pais da Geração X, formada em 1970. Mas eles transcenderam várias gerações, lançando álbuns de sucesso nos anos 70, 80, 90 e até 2000. Eles se adaptaram às mudanças dos tempos sem perder a magia que sempre tiveram.
Os Pais de Todos, Aerosmith são a razão pela qual muitas das bandas que conhecemos e amamos hoje existem. As turnês deles chegaram ao fim, mas seu legado viverá para sempre.
AC/DC
É provável que seu guitarrista favorito tenha aprendido a tocar praticando "Smoke on the Water" ou uma música do AC/DC. O grupo australiano ficou famoso por suas canções poderosas, porém simples, que provaram que o rock 'n' roll não precisa ser complexo para ser eficaz.
Não só eles estão por aí há 50 anos, mas também sobreviveram a uma tragédia que a maioria das bandas não consegue superar — a perda de um vocalista. Em vez de desistirem após a morte de Bon Scott em 1980, recrutaram Brian Johnson e lançaram Back in Black no mesmo ano, que ainda é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Eles enfrentaram ainda mais obstáculos na última década, entre a perda auditiva de Johnson e a morte do membro fundador Malcolm Young, mas sempre perseveraram. Isso é coisa de lendas.
Van Halen
O rock 'n' roll realmente precisava de uma sacudida no final dos anos 70, e felizmente, o Van Halen veio para salvar o dia. Ninguém havia tocado algo como "Eruption" em uma guitarra antes, e se não fosse pelas inovações de Jimi Hendrix, Eddie Van Halen teria sido, sem dúvida, o guitarrista mais icônico que já existiu.
O quarteto e suas apresentações ao vivo cheias de energia trouxeram a diversão de volta ao rock, e eles continuaram a experimentar diferentes sons, mantendo sua identidade. Isso foi verdade até mesmo quando David Lee Roth saiu e foi substituído por Sammy Hagar em meados dos anos 80 — o primeiro álbum nº 1 deles foi 5150, de 1986.
A banda até lançou um álbum com Gary Cherone, do Extreme, na década seguinte, antes de se reunir com os dois primeiros vocalistas. Eles sempre mantiveram as coisas interessantes, mesmo quando tudo parecia dar errado.
Guns N' Roses
De todas as quatro bandas, Guns N' Roses foi a última a surgir e eles tiraram um pouco de cada uma das outras três em sua própria música — o blues, riffs poderosos, guitarras incríveis e um vocalista cheio de atitude.
O GN'R surgiu numa época em que o rock havia sido invadido por hinos pop diluídos, vestidos de spandex, maquiagem e cabelos armados. Eles foram inspirados por tudo, de Queen a The New York Dolls, e criaram sua própria mistura incrível de tudo isso em Appetite for Destruction.
Enquanto muitas das outras bandas dos anos 80 lutaram para se manter nos anos 90, quando o grunge tomou conta, o Guns N' Roses se tornou maior do que nunca, esgotando estádios ao redor do mundo e liderando as paradas com dois álbuns (Use Your Illusion I e II).
Seu declínio veio alguns anos depois, mas Axl Rose reinventou a banda e ressurgiu no final dos anos 2000 com Chinese Democracy. Embora fosse bem diferente do punk blueseiro de Appetite, ele ainda atraía multidões com essa nova versão.
Então, claro, Slash e Duff McKagan retornaram em 2016 para o que foi uma das reuniões mais aguardadas (e inesperadas) da música.